Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 19 de Agosto de 2017

  • 11/08/2017
  • 19:46
  • Atualização: 20:02

Coloração da água assusta moradores de Sapucaia do Sul

Líquido que saiu das torneiras no bairro Walderez tinha coloração branca

Dona de casa afirmou que água parecia um frisante | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

Dona de casa afirmou que água parecia um frisante | Foto: Fernanda Bassôa / Especial / CP

  • Comentários
  • Fernanda Bassôa

Moradores do bairro Walderez, em Sapucaia do Sul, se assustaram na manhã desta sexta-feira quando abriram as torneiras de casa. A água que chegava da rede, e que havia faltado durante a noite dessa quinta e toda a madrugada, era quase branca, com um aspecto leitoso.

A dona de casa, Nice Gonçalves, 64 anos, teve que ir ao mercado comprar água em garrafa para fazer o chimarrão. “Levei um susto quando vi aquela água branca sair da torneira. Não tinha como tomar. Próximo do meio-dia, a coloração começou a voltar ao normal, mas tinha bolhas de ar. Parecia uma bebida frisante”, explicou. 

De acordo com a Corsan, o desabastecimento no bairro Walderez nessa quinta foi causado por um acidente com a tubulação de água durante a obra de implantação da rede coletora de esgotos na rua Taquara. As obras de assentamento da canalização no bairro terão uma extensão de cerca de 1,5 quilômetro.  

Com relação a coloração esbranquiçada da água, a Corsan esclareceu que deve-se à entrada de ar na rede, que, juntamente com a pressão mais elevada do fluxo da água, deixou o líquido com uma grande quantidade de microbolhas de ar. A Corsan informou ainda que a água é perfeitamente potável e a coloração, transitória. O retorno à transparência normal se dá com a dissipação do ar na rede e a estabilização da pressão.