Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

  • 19/07/2017
  • 14:17
  • Atualização: 15:59

Livraria Cultura compra operações da Fnac no Brasil

Transação deve ser concluída nos próximos dias e loja somará 30 lojas

Loja Fnac em Porto Alegre, no Barra Shopping Sul | Foto: Antonio Sobral / CP Memória

Loja Fnac em Porto Alegre, no Barra Shopping Sul | Foto: Antonio Sobral / CP Memória

  • Comentários
  • AE e AFP

A Livraria Cultura informou nesta quarta-feira ter adquirido a totalidade da Fnac Brasil. A operação brasileira da rede francesa inclui 12 lojas em sete Estados, além de presença online. Os valores envolvidos no negócio não foram revelados e a transação deverá ser concluída nas próximas semanas.

A Livraria Cultura conta com uma rede de 18 lojas. Segundo o comunicado enviado pela companhia, "a união entre os dois grupos criará valores e sinergias" e também "permitirá que a Livraria Cultura diversifique seus negócios, adicionando novas linhas dos produtos e serviços". "A Livraria Cultura tem um projeto industrial ambicioso para a Fnac Brasil e vai se apoiar na forte notoriedade da rede Fnac e na expertise das equipes para dar sequência à sua estratégia de desenvolvimento", indica o comunicado. "Para dar ao novo conjunto todos os meios de se posicionar entre os líderes do mercado, a Fnac Darty vai autorizar a utilização da marca Fnac e vai proceder uma recapitalização", explica ainda a nota.

Em março, a Fnac Brasil emitiu um comunicado no qual afirmava o início de um processo de busca de um parceiro local. A empresa dizia, no entanto, que seu objetivo era "continuar e reforçar sua operação" no Brasil. A Fnac também negou, na ocasião, a intenção de deixar o negócio no País.

A Fnac chegou ao Brasil em 1999. Em 2015, as atividades do grupo no país registraram receita de 137 milhões de euros. A filial brasileira continuava estruturalmente deficitária dentro de um mercado instável e competitivo.