Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 20 de Setembro de 2017

  • 27/06/2017
  • 15:09
  • Atualização: 16:09

Venda de ingressos para a 15ª Flip começa na quarta-feira

Evento ocorre entre os dias 26 e 30 de julho

Lima Barreto é o autor homenageado da 15ª Flip | Foto: Companhia das Letras / Divulgação / CP Memória

Lima Barreto é o autor homenageado da 15ª Flip | Foto: Companhia das Letras / Divulgação / CP Memória

  • Comentários
  • AE

Com orçamento menor este ano, a Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorre entre os dias 26 e 30 de julho, inicia nesta quarta-feira a venda dos ingressos dos debates que serão realizados, pela primeira vez, na Igreja da Matriz. Se antes, quando o festival ocorria na tenda com capacidade para 750 pessoas, a disputa por algumas mesas era grande, agora, com apenas 450 entradas disponíveis para o que estão chamando de Auditório da Matriz, a concorrência deve ser maior - apesar do preço mais alto (R$ 55 ante R$ 50 do ano passado).

A venda começa às 10h, no site da Tickets for Fun e nos pontos de venda, e segue até a véspera da Flip, 25 de julho, ou até os ingressos esgotarem. A comercialização é limitada a dois ingressos por CPF para cada mesa. As compras pela internet só podem ser feitas com cartão de crédito após cadastro no site. Já as presenciais aceitam cartões de crédito e de débito (Amex, Dinners, Master, Visa e Elo), além do Vale Cultura. As compras presenciais só poderão ser realizadas pelo titular do cartão, com apresentação de documento com foto.

Quem não conseguir comprar ainda tem a opção de assistir à transmissão dos debates por um telão. Haverá 700 cadeiras - eram 200 no ano passado - e não há cobrança. Com curadoria da jornalista Joselia Aguiar, a Flip 2017 chega apostando na diversidade - ponto que vinha gerando críticas. Neste ano, pela primeira vez, escritoras e artistas mulheres são maioria, e cerca de 30% dos convidados na programação oficial são negros. O escritor homenageado será Lima Barreto, e sua vida e obra vão dominar boa parte dos encontros.

Entre os convidados brasileiros, destaque para Maria Valéria Rezende, Conceição Evaristo, Luciana Hidalgo, Carol Rodrigues, Adelaide Ivánova, Julián Fux e Alberto Mussa. Já entre os estrangeiros, Diamela Eltit (Chile), Scholastique Mukasonga (Ruanda), William Finnegan e Paul Beatty (EUA), Sjón (Islândia) e Marlon James (Jamaica), vencedor do Booker Prize com Breve História dos Sete Assassinatos. Ao longo de sua história, a Festa Literária Internacional de Paraty recebeu nomes como Eric Hobsbawn, Julian Barnes, Amós Oz, J. M. Coetzee, Neil Gaiman, Pepetela, Enrique Vila-Matas, João Ubaldo Ribeiro, Luis Fernando Verissimo, Antonio Lobo Antunes, Jhumpa Lahiri, Elizabeth Roudinesco e Chimamanda Ngozi Adichie.