Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 21 de Setembro de 2017

  • 26/05/2017
  • 18:07

Escritora carioca lança livro juvenil que se passa em Porto Alegre

Claudia Nina autografa "Amor de Longe", história de amor e descobertas adolescentes, neste sábado, 16h, na Bamboletras

Claudia Nina é carioca, mas viveu em Porto Alegre na adolescência | Foto: Juliana Lubini / Divulgação / CP

Claudia Nina é carioca, mas viveu em Porto Alegre na adolescência | Foto: Juliana Lubini / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes

A adolescente carioca Clarice, com 13 anos e meio vai morar em Porto Alegre por causa do trabalho do pai e o que a princípio causaria contrariedade acaba sendo uma lição de vida e sua primeira história de amor. Este é o mote de “Amor de Longe” (Ficções), primeiro romance juvenil da carioca Claudia Nina, com lançamento neste sábado, às 16h, na Bamboletras (Lima e Silva, 776/03). Clarice descobre no céu das frias manhãs do Sul, o amor imprevisível de Rafael e muitos amigos.

Conforme a autora, a história começou a ser escrita quando ela retornou a Porto Alegre em novembro de 2015 e visitou lugares vividos na adolescência, o prédio da rua Catumbi, bairro Medianeira e o Colégio João XXIII. “Não podia imaginar o que este livro iria causar. Temos um grupo de Whatsapp e vamos reunir a turma daquela época 30 anos depois”, diz.

Claudia que escreve crônicas para a Seleções e resenhas ao jornal Rascunho conta que não consegue criar uma história com base 100% ficcional. “Preciso partir de uma emoção genuína e aí o filtro do tempo vai marinando a história”, revela. A autora lembra que a escolha do nome da personagem tem a ver com o livro que a adolescente recebe de Rafael quando volta para o Rio: “Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector. “Faço um jogo intertextual entre o meu e o texto da Clarice”, afirma a escritora, lembrando que a obra pertence a uma trilogia que será completada com “Amor de Perto” e “Amor Demais”