Porto Alegre

16ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Julho de 2017

  • 19/04/2017
  • 14:50
  • Atualização: 15:27

10ª FestiPoa Literária vai homenagear Heloisa Buarque de Hollanda

Evento tem pré-estreia no dia 28 de abril, com show de Vitor Ramil no Theatro São Pedro

Escritora participará da abertura oficial do festival em 4 de maio | Foto: Marcelo Correa / Divulgação / CP

Escritora participará da abertura oficial do festival em 4 de maio | Foto: Marcelo Correa / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A 10ª edição da FestiPoa Literária, que acontece entre 4 e 13 de maio, homenageia neste ano a pesquisadora literária, professora e escritora Heloisa Buarque de Hollanda e terá como anfitrião o poeta e compositor Guto Leite. Entretanto, o evento tem pré-estreia no dia 28 de abril, com show de Vitor Ramil no Theatro São Pedro (Pça. Mal. Deodoro, s/n). Os ingressos para a apresentação custam entre R$ 40 e R$ 110 e devem ser adquiridos na bilheteria local.

Vitor, homenageado em 2015, apresentará um repertório de algumas músicas inéditas de seu novo disco, "Campos neutrais" - gravado em março e a ser lançado no segundo semestre deste ano -, músicas com perfil literário, poemas musicados, como, por exemplo, uma parceria inédita com a poeta pelotense Angelica Freitas. O show terá participações especiais de Angélica Freitas, lendo poemas com Vitor, Eloar Guazzelli (artes) e Lívia Koeche (vídeos).

Mantendo a tradição de ser um dos grandes momentos culturais do primeiro semestre na cidade, o evento gratuito receberá mais de cinquenta escritores e artistas convidados e espalhará sua programação por vários locais: Instituto Goethe (24 de Outubro, 112), espaço cultural Aldeia (Santana, 252), galeria Hipotética (Visconde do Rio Branco, 431), Centro Municipal de Cultura (Erico Veríssimo, 307), Casa de Teatro (Garibaldi, 853) e La Photo Galeria (Travessa da Paz 44).

A festa literária reunirá uma programação extensa com leituras, lançamentos, debates, shows, saraus, performances e oficinas. Uma das atividades especiais será a edição do "Estados em poesia", reunindo 27 poetas de todos os estados do país. Do Nordeste do Brasil virá uma trupe de poetas pernambucanos para apresentar uma mesa de glosas – típico encontro de poetas que, a partir de um mote apresentado na hora pelo mediador, compõem seus versos de improviso.