Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 21 de Outubro de 2017

  • 04/10/2017
  • 14:57
  • Atualização: 17:26

Espetáculo “Jornada de livros e sonhos” terá sessão gratuita em Passo Fundo

Edição extra da montagem que abriu a Jornada Nacional de Literatura será nesta quinta

Espetáculo foi concebido pela Cia da Cidade e inspirado nos autores homenageados no evento | Foto: Gelsoli Casagrande / Divulgação / CP

Espetáculo foi concebido pela Cia da Cidade e inspirado nos autores homenageados no evento | Foto: Gelsoli Casagrande / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo, realizam uma edição extra do espetáculo de abertura da 16ª Jornada Nacional de Literatura e da 8ª Jornadinha Nacional de Literatura. Criado pela Cia da Cidade, “Jornada de livros e sonhos” uniu todos os tipos de arte: a literatura, as artes visuais, o teatro, o circo, a dança e a música. A apresentação ocorre nesta quinta-feira, às 18h, no Espaço Suassuna. A entrada será permitida a partir das 17h30min. Assim que a lotação máxima for alcançada, o acesso será bloqueado.

O espetáculo é inspirado nas obras dos quatro autores homenageados – Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Moacyr Scliar - e apresenta um lugar de sentimentos, igualdade, embalado com poesia. No centro da história está Maria, que, ao lado de João Grilo e Chicó, embarca em uma viagem de aventuras até chegar à Jornada de Literatura. No caminho, índios, tigres, centauros, a poesia em pessoa e Nossa Senhora, que dá sua bênção para que a Jornada comece.

Para chegar ao resultado, foram cerca de dois meses de preparação, que envolveu cerca de 130 artistas, entre bailarinos, artistas circenses, cantores, músicos e atores, além de 35 técnicos vindos não só de Passo Fundo, mas também de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná e de outras cidades do Rio Grande do Sul. A produção contou ainda com mais de 500 peças de figurino e sete músicas, produzidas exclusivamente para esse momento, e com um gigante painel de LED que se transformou em um grande cenário virtual e transportou a plateia a vários ambientes.