Porto Alegre

18ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

  • 06/10/2017
  • 14:26
  • Atualização: 14:38

Mostra "Anatomia do Retrato" reúne trabalhos de Marcelo Pferscher em Porto Alegre

Exposição fica em cartaz até 27 de outubro na Galeria Arte & Fato

Mostra

Mostra "Anatomia do Retrato" reúne trabalhos de Marcelo Pferscher em Porto Alegre | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A exposição "Anatomia do Retrato" inaugura neste sábado em Porto Alegre reunindo trabalhos de Marcelo Pferscher. Com curadoria de Daniela Giovana Corso, a mostra apresenta 23 pinturas e objetos que nascem de cenas cotidianas, nas quais geometrias e emoções são dissecadas em camadas. O artista cria imagens baseadas em dividir o que observa em planos sobrepostos para formar imagens complexas, convertendo a profundidade tridimensional em profundidade de planos.

Pferscher tem uma trajetória de 20 anos criando ilustrações para diversas empresas e agora o público poderá conferir seu trabalho autoral. Os retratos foram nomeados de acordo com sua escala: 3x4, Bustos, Ambiente e Urbe, que a cada transição apresentam novos elementos nesses ambientes, ampliando as cenas e revelando planos mais abertos.

De acordo com Daniela, a curadoria do projeto se debruçou na ação de “dissecar para estudo”, assim como uma análise de anatomia na biologia. “Nos retratos de Marcelo, planos são fatiados e desenhados em camadas. Vão da pintura bidimensional às três dimensões dos objetos. Cada um desses planos tem sua função: geométrica, espacial, funcional e emocional. Nas obras, é o espectador que faz a ligação ou estabelece a relação entre essas camadas”, conta.

A exposição ficará em cartaz até o dia 27 de outubro na Galeria Arte & Fato (Protásio Alves, 1893). A visitação ocorre de segunda a sexta, do meio dia às 18h, na Av. Protásio Alves, 1893. A entrada é gratuita.