Porto Alegre

29ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de Outubro de 2017

  • 01/08/2017
  • 13:46
  • Atualização: 14:04

Mostra em Porto Alegre celebra a trilha sonora no cinema

Ciclo de filmes da Sala Redenção ocorre ao longo do mês de agosto

"Whiplash: em busca da perfeição", de Damien Chazelle, é um dos títulos selecionados | Foto: Sony Pictures / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Sala Redenção - Cinema Universitário (Av. Paulo Gama, 110), em Porto Alegre, inaugura nesta terça-feira mais uma programação especial em comemoração aos seus 30 anos, completados em abril. Ao longo deste mês de agosto, o espaço receberá a mostra "Ouvindo Filmes: Trilhas e Tramas no Cinema", que tem curadoria do músico e pesquisador de cinema Marcelo Pizarro Noronha.

Como o nome sugere, o ciclo destaca a trilha sonora no cinema. "Orquestradas, batucadas, cantadas, assobiadas, as trilhas sonoras possibilitam aos espectadores ouvirem os filmes, por meio de suas melodias, harmonias e ritmos. Através dos compassos, somos convidados pelos compositores a transitar pelos roteiros, em busca de vozes e sentidos diversos, alimentando ainda mais o rico imaginário cinematográfico", diz o texto de apresentação da mostra.

Com esse intuito, foram selecionados alguns clássicos da sétima arte, como "A sombra de uma dúvida", com música de Dimitri Tiomkin; "Janela indiscreta", que conta com Franz Waxman; e "Psicose", com trilha de Bernard Herrmann. Os três títulos citados são de Alfred Hitchcock, um ícone do universo cinematográfico que também é responsável, em larga medida, pela qualificação da transição do cinema mudo para o falado. Os filmes de suspense, assim como os de terror, são fundamentais para a afirmação da música como linguagem fílmica. Por isso a mostra priorizou parte da filmografia de Hitchcock, de modo a possibilitar ao público a reflexão sobre a importância da música no cinema.

No entanto, obras de outros gêneros também foram contempladas, como "A bonequinha de luxo", com música de Henry Mancini; "Bastardos Inglórios", trazendo Ennio Morricone; e "007 contra o homem contra a pistola de ouro", cuja trilha foi composata por John Barry. Duas trilhas foram compostas por bateristas: "O selvagem da motocicleta", dirigido por Coppola, foi musicado por Stewart Copeland, um dos mais renomados ritmistas do universo rock-pop, dono das baquetas do grupo The Police. já Antonio Sanches, baterista de jazz, compôs uma trilha diferenciada para "Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)". Já Justin Hurwitz ambientou "Whiplash: em busca da perfeição", um filme de Damien Chazelle que trata diretamente de música, a partir de uma personagem que tem o sonho de ser um ritmista virtuoso. 

Além das sessões do ciclo sobre trilha sonora, que ocorrem de segundas a sextas, serão realizadas também sessões especiais de projetos que já são marca registrada da Sala Redenção. O CineDHebate Direitos Humanos trará "Loucura Americana", de Frank Capra, no dia 9 de agosto, às 19h. Um dia depois, 10 de agosto, às 19h, o Cinemas em Rede traz "Seu Carlito", Eduardo Moreira.

Também haverá uma sessão do Singularidades, trazendo realizadores convidados para pensar seus filmes com um convidado especial. O filme exibido será "EL MAR LA MAR", de Joshua Bonnetta e J.P. Sniadecki. Neste mês, o espaço ainda terá o curso "Cinefilia e crítica de cinema no Rio Grande do Sul", ministrado pela jornalista e pesquisadora de cinema Fatimarlei Lunardelli, curadora da Sala Redenção entre os anos 1990 e 2002.

Confira a programação da mostra "Ouvindo Filmes: Trilhas e Tramas no Cinema":

01 de agosto

16h - "Bonequinha de luxo"

19h - "007 contra o homem com a pistola de ouro"

02 de agosto

16h - "007 contra o homem com a pistola de ouro"

19h - "Carruagens de fogo"

03 de agosto

16h - "Carruagens de fogo"

19h - "O selvagem da motocicleta"

04 de agosto

16h - "O selvagem da motocicleta"

19h - "Betty Blue"

07 de agosto

16h - "Betty Blue"

19h - "O último imperador"

08 de agosto

16h - "O último imperador"

19h - "Thelma & Louise"

09 de agosto

16h - "Thelma & Louise"

10 de agosto

16h - "Bonequinha de luxo"

11 de agosto

16h - "Drácula de Bram Stoker"

19h - "As horas"

14 de agosto

16h - "As horas"

19h - "Peixe Grande e suas histórias maravilhosas"

15 de agosto

16h - "Peixe Grande e suas histórias maravilhosas"

19h - "Bastardos inglórios"

16 de agosto

16h - "Bastardos inglórios"

17 de agosto

16h - "Birdman ou (A inesperada virtude da ignorância)"

19h - "Whiplash: em busca da perfeição"

18 de agosto

16h - "Whiplash: em busca da perfeição"

19h - "Abraços partidos"

21 de agosto

16h - "Abraços partidos"

19h - "A mulher do fazendeiro"

22 de agosto

16h - "A mulher do fazendeiro"

19h - "A sombra de uma dúvida"

23 de agosto

16h - "A sombra de uma dúvida"

24 de agosto

16h - "Janela indiscreta"

19h - "Psicose"

25 de agosto

16h - "Psicose"

19h - "Cortina rasgada"

28 de agosto

16h - "Cortina rasgada"

19h - "Topázio"

29 de agosto

16h - "Topázio"

19h - "Trama macabra"

30 de agosto

16h - "Trama macabra"