Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, sábado, 21 de Outubro de 2017

  • 02/10/2017
  • 15:52
  • Atualização: 16:06

Cinemateca Capitólio apresenta clássicos de Jean-Pierre Melville restaurados

Programação exibe até domingo sete obras do cineasta francês

"Técnica de um Delator" é um dos destaques da mostra | Foto: Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Cinemateca Capitólio Petrobras (Demétrio Ribeiro, 1085), em Porto Alegre, apresenta a partir desta terça-feira a Retrospectiva Jean-Pierre Melville, com sete filmes restaurados de um dos mestres do cinema francês. Comemorando os cem anos do nascimento do cineasta, as obras serão exibidas até domingo, com ingressos a R$ 10 e legendas em espanhol. A programação é uma parceria entre a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.

Sempre associado ao film noir na cinematografia mundial, Melville continua a exercer uma influência inegável sobre cineastas contemporâneos como Quentin Tarantino, Jim Jarmusch, Johnnie To, Michael Mann, John Woo e Masahiro Kobayashi. Esta mostra na Capital apresenta um panorama composto por seu primeiro filme praticamente inédito no país, "24 Horas na Vida de um Palhaço" (1946), "O Círculo Vermelho" (1970), passando por "O Silêncio do Mar" (1949), "Bob o Jogador" (1955), "Léon Morin, Padre" (1961), "Técnica de um Delador" (1962) e "O Exército das Sombras" (1969).

Diretor e precursor da Nouvelle Vague, Melville era também roteirista, produtor e ator, tendo trabalhado com os maiores astros e estrelas francesas: Alain Delon, Jean-Paul Belmondo, Catherine Deneuve, Lino Ventura, Juliette Gréco. Reconhecido ainda por Bertrand Tavernier e Philippe Labro, com quem conviveu, ele é homenageado no documentário "Sob o nome de Melville", de Olivier Bohler, que acompanha este programa.

Confira a progarmação:

3/10:

18h:

"24 Horas na Vida de um Palhaço":

Um dia na vida dos palhaços Beby e Maïss, que durante o dia encontram inspiração para as piadas que irão contar no circo a noite.

"O Silêncio do Mar":

O tenente Werner von Ebrennac, um dos líderes da ofensiva nazista que invadiu e ocupou as terras francesas durante a Segunda Guerra Mundial, recebe uma casa, em um pequeno vilarejo, na qual pode ficar o tempo que quiser até o final do período da ocupação.

20h:

"O Exército das Sombras":

Em 1942, as tropas alemãs invadem e ocupam todo o território da França. A investida nazista faz com que diversos grupos formem batalhões de resistência à invasão. No entanto, por causa da ação de um traidor, Philippe Gerbier, um dos chefes das forças de resistência, é capturado e preso.

4/10:

18h:

"Bob o Jogador":

Bob, um velho gângster viciado em jogos de azar, está à beira da falência e decide roubar um cassino em Deauville. Tudo vai bem, até que a polícia toma conhecimento do plano.

20h: "O Círculo Vermelho":

Corey é um charmoso ladrão que deixou a prisão no mesmo dia que o assassino Vogel escapou da custódia do superintendente de polícia Mattei. Assim começa a parceria entre os dois bandidos, que juntos com um ex-policial planejam um roubo de jóias. Exibição com legendas em espanhol.

5/10:

18h: "Leon Morin Padre":

Durante a Segunda Grande Guerra a viúva Barny, ateia, manda sua filha meio judia para viver em uma fazenda antes que os alemães invadissem a cidade. Quando ela descobre que o irmão de seu chefe fora mandado a um campo de concentração por ser judeu, decide batizar a filha na religião católica e assim se aproxima do padre Léon, por quem acaba sentindo uma grande atração.

20h: "Técnicas de um Delator":

Quando o assaltante Maurice Faugel sai da cadeia, não perde tempo: ele mata Gilbert Vanovre, um antigo amigo seu e receptor, e rouba o dinheiro de um arrombador de cofres. Logo, Maurice trama um plano ainda mais ousado: ele planeja invadir e roubar a casa de um homem milionário.

6/10:

18h: "Sob o Nome de Melville":

O filme retraça o percurso do cineasta durante a Segunda Guerra Mundial e o impacto que essa experiência pessoal da guerra e da resistência teve em toda a sua obra. Exibição em DCP.

7/10:

18h: "Leon Morin Padre"

20h: "O Círculo Vermelho"

8/10

18h: "24 Horas na Vida de um Palhaço e "O Silêncio do Mar"

20h: "Bob o Jogador"